Quem Somos
O Bem Querer Mulher, programa do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes), surgiu em 2004, antes mesmo da promulgação da Lei Maria da Penha, tornando-se referência no trabalho de enfrentamento à violência de gênero e intrafamiliar no Brasil. O programa alia pioneirismo à capacidade de inovar diante da complexidade do tema.
O BQM se diferencia por reconstruir verdadeiramente a vida das mulheres que sofrem violência, oferecendo um suporte humanizado e multidisciplinar – socioassistencial, psicológico, jurídico e na geração de renda, além de atuar numa visão 360º pela causa.
Confira nosso Programa 360º.
Desde 2020, a iniciativa tem como principal mantenedora a britânica The Caring Family Foundation.
Participação em Câmara e Rede
O Bem Querer é um dos representantes da sociedade civil na Câmara Técnica de Implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Estado de São Paulo. Dentre as principais atribuições da Câmara Técnica estão: propor e elaborar metas e ações de enfrentamento à violência contra as mulheres; deliberar sobre a destinação dos recursos federais destinados à implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher; definir as microrregiões e municípios-polo para sua implementação; e acompanhar, monitorar e avaliar o cumprimento das metas propostas e da execução do Pacto Nacional.
Além disso, o Bem Querer Mulher também participa da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em seis territórios na cidade de São Paulo. É uma atuação articulada entre instituições, serviços governamentais, não-governamentais e comunidade. Tem como foco o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e a construção da autonomia das mulheres, seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência.