(11) 3726-4220 – seg. a sex., 9h às 18h

Peça ajuda

Doe agora

Como participar

Nos dias 24 e 25 de julho, ocorre o VIII Encontro de Mulheres Afro-Ameríndias e Caribenhas na Assembleia Lesgislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), de acesso gratuito e aberto ao público. Este encontro é promovido anualmente por representações de movimentos negros, indígenas, de mulheres e de povos tradicionais de religiões de matriz africana em conjunto com representações caribenhas e instituições públicas.

Desde 2012, o Encontro constitui-se como um importe espaço de debate acerca do lugar social ocupado pela mulher negra e indígena, na América Latina e no Caribe, e sobre as estrturas que perpetuam condições de violência e de subalternização à essas mulheres em todas as esferas da sociedade, possibilitando a construção e a articulação de formas de incidência em políticas públicas.

Neste ano, o enconto trará à debate as Articulações de resistência frente ao avanço de ideias neoliberais, fundamentalistas, racistas e misógenas na América Latina e Caribe. Nesse sentido, no decorrer dos dois dias, serão realizadas mesas de debate e rodas de conversa a partir das seguintes temáticas: Lutas antirracistas, antipatriarcais e anticapitalistas: trajetórias de resistência e desafios atuais, O mercado e as redes sociais: disputas de narrativas, apropriação simbólica e afirmação identitária e Mulheres Afro-ameríndias e Caribenhas no poder: mudanças legais, políticas e institucionais.

Além disso, o Coletivo Ponta de Lança exibirá o registro  audiovidual documental, produzido de forma independente por jovens mulheres negras, sobre a Trajetória do Fórum de Mulheres Afro-ameríndias e Caribenhas no Amazonas. A programação também será composta por  intervenções artísticas e culturais, feiras de artesanatos e alimentos afro-ameríndios e de Economia Solidária.

O VIII Encontro de Mulheres Afro-ameríndias e Caribenhas é uma realização do Fórum de Mulheres Afro-ameríndias e Caribenhas; do Coletivo Ponta de Lança; do Movimento de Mulheres Negras da Floresta Dandaras; da Associação Nossa Senhora da Conceição; da Articulação Amazônica de Povos Tradicionais de Matriz Africana; da Federação do Povo Indígena Kukami-Kukamiria do Brasil, Peru e Colômbia; do Fórum Permanente dos Afro-descendentes do Amazonas; do Fórum Permanenete das Mulheres de Manaus em conjunto com a Gerência de Promoção à Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), com o Consulado da Venezuela e a Universidade do Federal do Amazonas (UFAM).

PROGRAMAÇÃO

24 DE JULHO

8h-9h  Credenciamento

9h-10h Acolhida Indígena com o Grupo Cultural Aikuna e KUIÁ

10h-12h Abertura Política

– Mesa de abertura com representantes de instituições e organizações nacionais e internacionais

– Exibição do registro documental de Resgate da trajetória do Fórum de Mulheres Afro- ameríndias e Caribenhas

– Homenagem à Simón Bolívar

12h-13h  Almoço

12h30-14h30 Exibição do Filme Democracia em Vertigem

14h30-15h Intervenção Artística – Balé Afro Mutalembê e da Mc. Catarina Eduarda

15h-16h50

Mesa Temática: Lutas antirracistas, antipatriarcais e anti capitalistas: trajetórias de resistência e desafios atuais

Composição

Mãe Nonata Corrêa (Articulação Amazônica de Povos Tradicionais de Matriz Africana)

Milena Marulanda (Federação do Povo Indígena Kukami-Kukamiria do Brasil, Peru e Colômbia)

 

 

 

Fonte: A Crítica