
Delegacias de Defesa da Mulher
Suporte à Vítima e Políticas Públicas
As mulheres vítimas de violência chegam bastante abaladas às Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), muitas vezes sozinhas e com dificuldade de entender e relatar o que aconteceu com elas.
A partir desse cenário, nasceu a parceria com as DDMs para oferecer acolhimento às mulheres e uma escuta atenta pelas agentes treinadas pelo Programa Bem Querer Mulher, que contribuem para que as vítimas se sintam apoiadas, para assim, mais calmas, conseguirem contar a sua história de maneira mais organizada e precisa.
Esse atendimento acontece em quatro delegacias: 2ª DDM (Vila Mariana, zona sul), 3ª DDM (Jaguaré, zona oeste), 4ª (Freguesia do Ó, zona norte) e 5ª DDM (Vila Carrão, zona leste).
Como projeto estruturado, a iniciativa é inédita no Brasil. A primeira experiência ocorreu em Embu e inspirada no trabalho da assistente social Tatiana Costa.
Após os procedimentos da denúncia e solicitações realizadas na DDM, a vítima é encaminhada para atendimento na Casa Bem Querer Mulher, na zona oeste de São Paulo, se assim desejar.
