Formação de Agentes BQM

 

As agentes Bem Querer Mulher vêm sendo formadas ao longo de mais de 10 anos, por meio de cursos especializados oferecidos pela organização em parceria com lideranças sociais de várias regiões e cidades do Estado de São Paulo.

Em 2008, o BQM foi pioneiro ao criar o primeiro curso no Brasil especializado na Lei Maria da Penha. Com duração de 100 horas e certificação ao final, em parceria com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, tinha como objetivo capacitar lideranças sociais para realizar o atendimento humanizado e integral à mulher vítima de violência. Ao longo de quase 8 meses, em cada ano, cerca de 20 lideranças eram selecionadas, e participavam gratuitamente de oficinas, palestras com especialistas e visitas a campo. Ao todo foram formadas mais de 200 Agentes BQM.

Posteriormente, foram criados cursos de curta duração (24 horas). Em 2017, em parceria com o Instituto Legislativo Paulista (ILP), foram formadas mais cerca de 70 agentes BQM.

Em 2011, por meio de Convênio com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, o BQM capacitou os funcionários de 4 dos CICs – Centro de Integração da Cidadania: CIC Norte, CIC Leste, CIC Oeste, CIC Imigrantes. Em 2020, uma nova parceria com o Governo de São Paulo deu origem a um curso atualizado de formação para o atendimento de mulheres que sofrem violência, com duração de 40 horas, realizado no CIC Norte.