As agentes Bem Querer Mulher vêm sendo formadas ao longo de mais de 10 anos, por meio de cursos especializados oferecidos pela organização em parceria com lideranças sociais de várias regiões e cidades do Estado de São Paulo.
Em 2008, o BQM foi pioneiro ao criar o primeiro curso no Brasil especializado na Lei Maria da Penha. Com duração de 100 horas e certificação ao final, em parceria com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, tinha como objetivo capacitar lideranças sociais para realizar o atendimento humanizado e integral à mulher vítima de violência. Ao longo de quase 8 meses, em cada ano, cerca de 20 lideranças eram selecionadas, e participavam gratuitamente de oficinas, palestras com especialistas e visitas a campo. Ao todo foram formadas mais de 200 Agentes BQM.
Posteriormente, foram criados cursos de curta duração (24 horas). Em 2017, em parceria com o Instituto Legislativo Paulista (ILP), foram formadas mais cerca de 70 agentes BQM.
Em 2011, por meio de Convênio com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, o BQM capacitou os funcionários de 4 dos CICs – Centro de Integração da Cidadania: CIC Norte, CIC Leste, CIC Oeste, CIC Imigrantes. Em 2020, uma nova parceria com o Governo de São Paulo deu origem a um curso atualizado de formação para o atendimento de mulheres que sofrem violência, com duração de 40 horas, realizado no CIC Norte.